Efeito Caindo

sábado, 7 de setembro de 2013

Tecnologia Assistiva

O que vem a ser Tecnologia Assistiva?

De acordo com a definição proposta pelo Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), tecnologia assistiva:

 "é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. (CAT, 2007)

Atualmente, a tecnologia tem contribuído para facilitar o ser humano em diversos setores de sua vida. Em decorrência das limitações de coordenação motoras e/ou de comunicação oral, as pessoas com Paralisia Cerebral são algumas vezes chegando a ser excluídas do convívio social, por não terem um ambiente adaptado e nem tecnologia assistiva. Visando melhorar a qualidade de vida destas pessoas, tornando-as mais participativas na sociedade, estão cada vez mais sendo criadas e aperfeiçoadas as Tecnologias Assistivas, que se constituem como: toda e qualquer ferramenta ou recurso utilizado com o intuito de proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa com deficiência.

Podemos ainda Cita alguns focos de suma importância do trabalho de tecnologia assistiva na perspectiva da educação bem como: *A Tecnologia Assistiva numa proposição de educação para autonomia;* Promovendo a ruptura de barreiras que impedem ou limitam a participação destes alunos nos desafios educacionais; * Como conhecimento aplicado para resolução de problemas funcionais enfrentados pelos alunos;

Existem muitos tipos de Tecnologia Assistiva para diferentes situações vejam os Recursos de Acessibilidade ao computador: * Que se constituem em uma categoria de Tecnologia Assistiva e podem ser de três tipos: adaptações físicas ou órteses, adaptações de hardware e softwares desenvolvidos para a acessibilidade;

Exemplo de adaptações físicas ou órteses:

Uma de muitas outras órteses que utilizamos é o estabilizador de punho e abdutor de polegar com ponteira para digitação, para alunos, principalmente com paralisia cerebral, que apresentam essas necessidades (estabilização de punho e abdução de polegar).

Estabilizador de Punho e Abdutor de Polegar
 
Com Ponteira para Digitação
 
 
 
Qual a utilidade do Estabilizador de punho e abdutor de polegar para o usuário?
Evita que a pessoa que apresenta movimentos involuntários pressione a teclas indesejadas e possam digitas textos, comum adaptador pode ser usado também para manusear lápis e caneta.
Outra tecnologia Assistiva que podemos usar juntamente com o Estabilizador de Punho e Abdutor de polegar é:
Colmeias para teclados:
 
 
  
Descrição: Placa de plástico ou acrílico com perfurações correspondentes a cada tecla do teclado, que quando fixada a certa distância acima deste, tem por finalidade evitar que a pessoa que apresenta movimentos involuntários pressione teclas indesejadas, esta por sua vez é usada juntamente com o Estabilizador de punho e Abdutor de polegar.
Além dessas adaptações físicas e órteses que utilizamos, existem inúmeras outras que também podem ser úteis, dependendo das necessidades específicas de cada aluno, como os ponteiros de cabeça, ou hastes fixadas na boca ou queixo, quando existe o controle da cabeça, entre outras.
Tomando como exemplo essas tecnologias citadas acima somos levados a crer que numa época moderna em que vivemos é possível nos depararmos com um leque de tecnologias assistivas que vêem para contribuir para a participação do individuo com deficiência num convívio social, sendo respeitado levando em conta suas especificidades.
Como destacou Vygotsky, é sumamente relevante para o desenvolvimento humano o processo de apropriação, por parte do indivíduo, das experiências presentes em sua cultura. O autor enfatiza a importância da ação, da linguagem e dos processos interativos na construção das estruturas mentais superiores (VYGOTSKY, 1987). O acesso aos recursos oferecidos pela sociedade, escola, tecnologias, etc., influencia determinantemente nos processos de aprendizagem da pessoa. 
Referências:
Sartoretto, Mara Lúcia. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: Recursos Pedagógicos Acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa/Mara Lucia Sartoretto, Rita de Cássia Reckziegel Bersch. -Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010. V.6. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar)
Vygotsky, L. A Formação Social da Mente. SP, Martins Fontes, 1987.
Web sites referenciados
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Rosiane,
    Segundo a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas Com Deficiência em seu Art. 24, que trata da educação, garante:
    - As pessoas com deficiência não sejam excluídas do sistema educacional geral sob a alegação de sua deficiência e que as crianças com deficiência não sejam excluídas do ensino primário gratuito e compulsório ou do ensino secundário sob alegação de sua deficiência.
    -O pleno desenvolvimento do potencial humano e do senso de dignidade e auto-estima, além do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos, pelas liberdades fundamentais e pela diversidade humana.
    -O máximo desenvolvimento possível da personalidade, dos talentos e da criatividade das pessoas com deficiência, assim como de suas habilidades físicas e intelectuais.
    Com certeza muitas pessoas com algum tipo de deficiência são impedidas de realizar algum tipo de atividade no seu cotidiano em função de sua deficiência ou mesmo freqüentar a escola com justificativa de que a mesma não estar adaptada para recebê-la, porém hoje essa justificativa já não está sendo aceita devido as políticas de inclusão que garantem esse direito assim como recursos e profissionais habilitados para atende-los. Os recursos da tecnologia assistiva têm contribuído bastante para o desempenho de pessoas com algum tipo de deficiência, pois são variados e você postou recursos de acessibilidade ao computador que irão ajudar o desenvolvimento das habilidades motoras e produção da escrita.
    Colega confesso que ainda não tinha visto alguns recursos da TA e estou admirada por ver essas adaptações; das simples até as mais sofisticadas. Que bom que está havendo investimento para facilitar a vida das pessoas com algum tipo de limitação.
    Referencia Bibliográfica
    Convenção Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência- Presidência da República/ Secretaria Especial dos direitos Humanos/Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de deficiência -CORDE- Brasília. setembro/2007.

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