
Todavia, este profissional que vai soma com o
professor da sala regular para estudarem estratégias para atender
individualmente cada aluno com necessidades educativas especifica dentro e fora
da sala de aula é estes professores irão planejar atividades especificas para cada
aluno com necessidade educativa especifica, fazendo uso dos materiais acessíveis
da sala de recursos multifuncionais e da própria escola. Mediante tais
situações este profissional é ainda responsável em elaborar planos que atinjam
as necessidades de cada aluno, para que o mesmo alcance este objetivo será
necessário que faça um levantamento sobre o aluno com necessidade educativa especifica,
para isso o mesmo propõem se em fazer um estudo de caso de cada aluno, isso faz
com que este profissional fique a par de todas as necessidades do seu aluno
podendo contribuir com maior frequência na sala de aula regular é no estudo de
caso que o professor do AEE consegue especificar as dificuldades e
potencialidades do seu aluno e como a família veem colaborando com a escola e
quais são os profissionais que atendem estes alunos fora da escola, que
benefícios estes profissionais podem oferecer ao aluno para participarem
ativamente do ambiente escolar, é sem sombra de duvida que este professor do
AEE faça o estudo de caso.
Entretanto, além do estudo de caso
este profissional deve após o estudo fazer seu planejamento do atendimento
educacional especializado uma vez que o mesmo já tem informações suficientes
para saber qual o objetivo para com seu aluno com necessidade educativa
especifica é claro respeitando as especificidades de cada aluno e da escola com
relação às barreiras inclusivas que muitas vezes fazem com que este
profissional não consiga desenvolver seu trabalho dentro do ambiente escolar
não só ele mais os demais profissionais.

REFERÊNCIA:
ROPOLI, Edilene Aparecida [et.al.]. A Educação
Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: A Escola Comum Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria
de Educação Especial. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.
É certo afirmar que o professor do AEE é responsável por divulgar a fazer acontecer a inclusão na escola e que é um trabalho muito árduo pois muitas situações não dependem unicamente do professor do AEE, mas de todos os envolvidos no processo.A parceria com o professor da sala comum deve acontecer para juntos trabalharem da melhor forma possível com objetivo de proporcionar e facilitar a aprendizagem e a permanência do aluno na escola, que para tal se faz necessário planejamentos, articulações com a família para a efetivação de um bom plano do AEE a ser desenvolvido com responsabilidade afim de eliminar as berreiras encontradas pelo aluno publico da educação especial.
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