Efeito Caindo

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DO AEE E SUAS ATRIBUIÇÕES


             Notoriamente concluir se que é de suma importância a presencia do professor do AEE em uma escola que tenha alunos com necessidades educativas especificas, assim cabe a ele divulgar como acontece a inclusão e como incluir estes alunos na sala regular, pois o mesmo informa para todos da escola acerca da legislação e normas que asseguram a inclusão educacional, promovendo condições para a inclusão dos alunos com necessidades educativas especificas em todas as atividades da escola, e qual a importância da sala do AEE para estes alunos, além é claro da sala de recursos multifuncionais para assim fazer com que haja a plena permanecia do alunado no ambiente escolar proporcionando um ambiente inclusivo, respeitando as especificidades de cada aluno atendido no AEE e na sala regular. De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), cujo objetivo "[...] identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas" (SEESP/MEC, 2008).
          Todavia, este profissional que vai soma com o professor da sala regular para estudarem estratégias para atender individualmente cada aluno com necessidades educativas especifica dentro e fora da sala de aula é estes professores irão planejar atividades especificas para cada aluno com necessidade educativa especifica, fazendo uso dos materiais acessíveis da sala de recursos multifuncionais e da própria escola. Mediante tais situações este profissional é ainda responsável em elaborar planos que atinjam as necessidades de cada aluno, para que o mesmo alcance este objetivo será necessário que faça um levantamento sobre o aluno com necessidade educativa especifica, para isso o mesmo propõem se em fazer um estudo de caso de cada aluno, isso faz com que este profissional fique a par de todas as necessidades do seu aluno podendo contribuir com maior frequência na sala de aula regular é no estudo de caso que o professor do AEE consegue especificar as dificuldades e potencialidades do seu aluno e como a família veem colaborando com a escola e quais são os profissionais que atendem estes alunos fora da escola, que benefícios estes profissionais podem oferecer ao aluno para participarem ativamente do ambiente escolar, é sem sombra de duvida que este professor do AEE faça o estudo de caso.

           Entretanto, além do estudo de caso este profissional deve após o estudo fazer seu planejamento do atendimento educacional especializado uma vez que o mesmo já tem informações suficientes para saber qual o objetivo para com seu aluno com necessidade educativa especifica é claro respeitando as especificidades de cada aluno e da escola com relação às barreiras inclusivas que muitas vezes fazem com que este profissional não consiga desenvolver seu trabalho dentro do ambiente escolar não só ele mais os demais profissionais.
            Sabe também este deve participar de todos os planejamentos da sala regular comum para está a par de todos os conteúdos e projetos. É no plano do AEE que o professor vai especificar o que mais este aluno tem como habilidade e potencial assim conseguirão atingir seus objetivos é claro não esquecendo a parceria com o professor da sala de aula regular. Mediante tal trabalho este profissional estará fazendo sua parte para acontecer à inclusão escolar e até mesmo proporcionando um ambiente inclusivo juntamente com o professor da sala regular.

REFERÊNCIA:
ROPOLI, Edilene Aparecida [et.al.]. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: A Escola Comum Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.

Um comentário:

  1. É certo afirmar que o professor do AEE é responsável por divulgar a fazer acontecer a inclusão na escola e que é um trabalho muito árduo pois muitas situações não dependem unicamente do professor do AEE, mas de todos os envolvidos no processo.A parceria com o professor da sala comum deve acontecer para juntos trabalharem da melhor forma possível com objetivo de proporcionar e facilitar a aprendizagem e a permanência do aluno na escola, que para tal se faz necessário planejamentos, articulações com a família para a efetivação de um bom plano do AEE a ser desenvolvido com responsabilidade afim de eliminar as berreiras encontradas pelo aluno publico da educação especial.

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