Efeito Caindo

domingo, 29 de junho de 2014

Texto “O modelo dos modelos” de Ítalo Calvino e a sua relação com o AEE.



                
                  
                                   Texto “O modelo dos modelos”                                     Ítalo Calvino 

Todo o texto nos leva a uma reflexão sobre o nosso papel quanto educadores do AEE e sobre a própria construção e reconstrução da Educação Inclusiva ao longo da sua História. 

Todavia, o texto em seu primeiro parágrafo faz de maneira metafórica o modelo existente antes de se pensar numa Política Educacional inclusiva. Onde tomando como referencia o modelo tradicionalista que por sua vez buscava uma educação homogênea, em que todos tinham que seguir o caminho da mesma forma. Contudo, aqueles que não conseguissem seguir o modelo apresentado pela escola, eram excluídos do contexto escolar, ou melhor, dependendo das limitações, não podia chegar perto da escola eram segregados. 

Ainda seu texto Ítalo Calvino destaca que: Houve na vida do senhor Palomar uma época em que sua regra era esta: primeiro, construir um modelo na mente, o mais perfeito, lógico, geométrico possível; segundo, verificar se tal modelo se adapta aos casos práticos observáveis na experiência; terceiro, proceder às correções necessárias para que modelo e realidade coincidam. [..].
O trecho nos revela e faz compreender que pessoas não eram vistas como pessoas que podiam avançar e alcançar êxito, seu desempenho era quem o definia como capaz ou incapaz. Hoje, tais conceitos caíram em um pleito de discussões com a evidencia da educação inclusiva e com a implantação do Atendimento Educacional Especializado AEE onde tudo é percebido como possível de acontecer, respeitando o momento, as habilidades e as dificuldades de cada pessoa, no AEE as pessoas é vistas como capazes e únicas, busca-se ainda enxergar a pessoa e não a sua deficiência, não se pergunta o que ele sabe, busca-se sim oferecer ferramentas para novas descobertas e assim vai-se ampliando o seu repertório de ideias, descobertas, habilidades e procura junto com o outro superaram seus  obstáculos no dia-a-dia.   

 Portanto, a educação inclusiva, que foi sendo modificada aos poucos, passa a interagir a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades/supertodação, direcionando suas ações para o atendimento às especificidades desses alunos no processo educacional e, no âmbito de uma atuação mais ampla na escola, orientando a organização de redes de apoio, a formação continuada, a identificação de recursos, serviços e o desenvolvimento de práticas colaborativas.

Em fim idealizar modelos prontos e definidos dentro de uma perspectiva inclusiva hoje, vai de encontro com as inúmeras discussões acerca da educação inclusiva, o texto em analise de Ítalo Calvino nos apresenta em primeiro momento como um modelo pronto e definido, mas aos poucos seus pensamentos sofreram modificações fazendo com que observasse e se aceita as limitações e diferenças em pares de acordo com suas realidades, visto que na educação inclusiva já citada acima também ao longo dos tempos teve sua transformação respeitando os limites e as potencialidades de cada indivíduo pertencente ao meio. Acredito que seja assim que almejamos uma educação inclusiva. 


Um comentário:



  1. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,

    www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica



    MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,

    http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28



    ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.

    http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html

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